Saúde & Bem-Estar

Marcos do Desenvolvimento Infantil para um crescimento saudável.

Passo a passo, os mais novos vão ultrapassando os principais marcos do desenvolvimento infantil, essenciais para um crescimento cognitivo e físico saudáveis. Mas do que se trata? E de que forma os podemos ajudar? Leia tudo aqui. 

Os principais marcos do desenvolvimento infantil por idade.

Fundamentais para o crescimento dos mais pequenos, os marcos do desenvolvimento infantil tanto se podem referir à forma como as crianças pensam, aprendem, exploram, lembram e resolvem problemas como a uma componente mais física. Sobre esta última, falamos dos reflexos motores, os primeiros passos ou até o “salto” de crescimento que parece notar-se de um dia para o outro. 

Quase como um guião, cada patamar de idades fica marcado por algumas destas etapas. Fique a conhecê-las.

rapaz a correr pela praia

Marcos do Desenvolvimento Infantil até aos 6 meses.

Físico e motor: nesta faixa etária, a criança aprende a mexer os membros e a levantar a cabeça quando deitado de barriga para baixo. Graças ao ato de mamar, desenvolve a sucção e a preensão (o agarrar). Começa a levar objetos à boca e já sabe utilizar as mãos para se apoiar. 
Cognitivo: aprende a responder a estímulos sonoros e visuais. Passa a reconhecer rostos e vozes. Já demonstra curiosidade pelo que o envolve.
Linguagem: produz sons provenientes da garganta (guturais), responde a vozes, acompanhando o som com a cabeça.
Socio emocional: aparece o sorriso que delicia todos, encontra conforto quando o pegam ao colo, demonstrando reconhecer algumas das pessoas.

Marcos do Desenvolvimento Infantil dos 6 aos 12 meses.

Físico e motor: começa a sentar-se sem necessidade de apoio, gatinha, aprende a dar os primeiros passos, estica os braços para que o peguem ao colo.
Cognitivo: continua a usar a boca para explorar novos objetos, daí ser importante que não consiga alcançar objetos pequenos. Já reconhece o seu nome, reproduz sons e gestos.
Linguagem: começa a repetir sílabas, formando palavras como mamã e papá. Diz olá com as mãos.
Socio emocional: estranha desconhecidos, pede colo a quem conhece, expressa facialmente as suas emoções como alegria, tristeza ou surpresa.

Marcos do Desenvolvimento Infantil dos 12 meses aos 2 anos.

Físico e motor: começa a caminhar sem qualquer suporte e aprende a subir degraus. Inicia a alimentação com talheres e aprende a correr. 
Cognitivo: já consegue identificar objetos e imagens. Obedece a comandos simples como pára, não ou anda. Começa a brincar.
Linguagem: já fala através de vocabulário simples, expressando algumas necessidades. Responde com a cabeça a questões de sim ou não, diz olá e manda beijinhos através de gestos.
Socio emocional: tenta imitar atividades dos adultos, aprende a brincar com outras crianças, bate palmas e começa a demonstrar alguma independência.

 Marcos do Desenvolvimento Infantil dos 2 aos 3 anos.

Físico e motor: já é mais seguro nos passos que dá e nas corridas. Começa a pular, a tentar subir para tudo, desce e sobe escadas já com alguma facilidade, interessa-se por folhear revistas e livros. Já utiliza talheres para comer e começa a vestir-se sozinho.
Cognitivo: começa a brincar já com um objetivo, reconhecendo cores e formas.
Linguagem: começa a fazer perguntas, sabe dar nome aos animais e objetos mais simples. O vocabulário melhora significativamente.
Socio emocional: começa a fazer as primeiras “birras”, expressando de forma mais simples as suas emoções. Já tem autonomia em algumas tarefas e toma a iniciativa de brincar com outras crianças.

Marcos do Desenvolvimento Infantil dos 3 aos 7 anos.

Físico e motor: aprende a saltar ao pé-coxinho e o equilíbrio melhora significativamente. Apresenta uma maior destreza em atividades como recortar, desenhar ou apertar sapatos. Com o seu crescimento, aprende a andar de bicicleta ou patins, a conseguir saltar à corda
Cognitivo: O vocabulário melhora significativamente, as competências em trabalhos manuais também se tornam mais confiantes e inicia-se nos estudos do meio, matemática e português. Aumenta a sua curiosidade para com o mundo.
Linguagem: já se expressa sem qualquer dificuldade, iniciando conversações e contando à família sobre o seu dia. Passam a escrever.
Socio emocional: há um aumento bem visível na sua confiança, tomando iniciativa em algumas tarefas e querendo participar ativamente nas lides da casa ou da escola. A sua personalidade dá um salto por esta altura, revelando-se mais ou menos extrovertidos.

A importância das atividades extracurriculares nos marcos do desenvolvimento infantil

Mais do que o incentivo das famílias em casa, as atividades extracurriculares desempenham um papel fundamental para ajudar os mais novos a atingir os diferentes marcos do desenvolvimento infantil.

Desporto: durante a sua prática, os pequenos são incentivados a movimentar-se, seja a correr, saltar ou a lançar objetos. Praticar desporto é uma ótima ajuda para a sua coordenação motora, bem como para praticarem o equilíbrio, a agilidade ou a força do seu corpo. Além disso, aprendem o primeiro conceito de trabalho em equipa. 
Música: nesta arte, aprende a usar as mãos, enquanto testa a concentração e a sua coordenação. Aqui, os mais novos são incentivados a trabalhar a sua destreza manual, bem como a manipulação de objetos.

Já o ioga ou as artes marciais, sem esquecer a natação, ajudam-nos a fortalecer os músculos e a trabalhar a postura ou a respiração.

Apanhe boleia com o Rodinhas!  

O Rodinhas é um serviço especializado de transporte de crianças que tem dois superpoderes: o superpoder de proporcionar uma viagem segura e divertida às crianças e o superpoder de dar aos adultos mais tempo livre.  

Conte connosco para levarmos os mais pequenos à escola, a atividades extracurriculares ou a eventos e ganhe mais tempo para si. Com a ajuda da carrinha de transporte do Rodinhas há́ mais pais e crianças felizes!

Queremos que tenha a melhor experiência no nosso site e para isso utilizamos cookies. Poderá sempre gerir quais os dados que quer partilhar connosco. Caso decida continuar sem personalização, iremos assumir que aceita a utilização de cookies recomendada.

Gerir cookies